Os dois bairros de Miami que mais evoluíram nos últimos cinco anos são Edgewater e Downtown Miami, onde novos empreendimentos mudaram a face do que antes eram áreas degradadas e as transformaram em bairros vibrantes oferecendo opções de qualidade, como parques, cafés e restaurantes, além de inúmeras opções artísticas e entretenimento.
Ambos os bairros estão localizados numa região central e próximos um do outro, compartilhando muitos dos mesmos benefícios. Então, o que torna um bairro melhor do que o outro? Bem, gostaríamos de dar nossa visão sobre esses dois bairros, para que você possa conhecê-los melhor e ver qual pode ser o melhor para você.
Estilo de vida
Edgewater é tecnicamente uma comunidade à beira-mar, o que por si a torna muito desejável. É um bairro residencial familiar que fica bem na Baía de Biscayne e está ancorado na orla do Parque Margaret Pace, um espaço verde incrível que se estende por mais de 32.000 metros quadrados. Sua localização remota à beira-mar no lado leste da Biscayne Boulevard significa que Edgewater recebe pouco turismo e é mais conhecida como um local residencial onde famílias e profissionais podem desfrutar de um estilo de vida mais sereno, com fácil acesso a tudo o que torna Miami incrível, incluindo as ofertas pelas quais Downtown Miami é conhecido, bem como South Beach.
Considerada uma área “indesejável” 15 anos atrás, Edgewater se tornou um dos bairros residenciais mais cobiçados de Miami graças à sua localização, suas vistas irresistíveis da baía, inúmeras opções de condomínios de luxo e proximidade de tudo, incluindo acesso rápido e fácil ao Downtown Arts District, Wynwood, Design District, Brickell e South Beach.
Em comparação, para aqueles que preferem uma sensação mais urbana e mais ação, Downtown Miami pode ser uma opção mais interessante, pois coloca você no meio das coisas, incluindo uma série de restaurantes, cafés e lounges da moda. Como Edgewater, Downtown Miami pode ser percorrido a locais culturais como o Adrienne Arsht Center, o Perez Art Museum e o Frost Museum of Science, bem como alguns teatros históricos e todas as opções de Brickell. Você também estará cercado por muitas das lojas e boutiques exclusivas de Miami, bem como por opções de vida noturna animada e fácil acesso a todas as áreas da Grande Miami, graças às ótimas opções de transporte neste bairro.
Negócios
Edgewater é essencialmente um bairro residencial, enquanto Downtown abriga muitas sedes corporativas e startups, bibliotecas e o Miami Dade Community College Campus. Downtown também fica mais perto de Brickell, então morar em Downtown Miami pode encurtar seu trajeto para o trabalho a cada dia se você estiver trabalhando em Brickell.
Se sua prioridade é morar na mesma área onde você trabalha, Downtown é uma aposta melhor; Mas se você quer deixar o agitado distrito financeiro para trás e fugir para uma região mais tranquila a apenas 10 minutos de distância, Edgewater pode muito bem fornecer esse equilíbrio perfeito.
Caminhada e transporte
Isso é um pouco difícil. Embora Edgewater esteja aninhado no lado leste da Biscayne Boulevard, ainda está perto o suficiente para caminhar ou andar de bicicleta para muitos dos locais mais desejáveis de Miami, como os museus Perez Art e Frost Science, Bayfront Park e American Airlines Arena, Wynwood Arts District, o Design District e até o próprio Downtown. Edgewater possui paradas de ônibus, Metromover e muitas paradas de bonde de Miami gratuitas.
Mas se você prefere um estilo de vida totalmente sem carros, Downtown é imbatível, graças às suas ótimas opções de transporte, incluindo a nova parada MiamiCentral, onde os trens Brightline, o Metrorail e o Metromover convergem, levando você a vários destinos importantes, incluindo o aeroporto. O serviço de transporte suburbano Tri-Rail de Miami completará essas opções para que você possa acessar facilmente muitos dos melhores bairros de Miami, a área de Tri-County e, eventualmente, todo o caminho até Orlando, diretamente do centro de Miami, sem a necessidade de um carro. Na verdade, a maior vantagem de morar no centro de Miami é a facilidade de se locomover e o sabor da vizinhança urbana. O carro aqui pode ser um item opcional.
Parques e espaço verde
Quando se trata de parques e áreas verdes, a pontuação de Edgewater é de fato mais alta, já que toda a vizinhança é construída em torno do exuberante, belo e ativo Margaret Pace Park. Um ótimo lugar para famílias com crianças, bem como para praticantes de atividades físicas e amantes de cães, o parque oferece dois parques para cães, quadras de basquete, vôlei e tênis, uma ótima trilha para caminhada e acesso direto à própria baía para os amantes da canoagem ou paddle boarding. Há também uma marina privativa ao lado do parque.
Em comparação, o Downtown Miami é maior e tem dois parques – Bayfront Park, que tem o Bayside Shopping, um anfiteatro, e a roda gigante Miami Skyviews, e o Museum Park (também conhecido como Maurice Ferre Park), que fica próximo ao Perez Art Museum Miami (PAMM) e o Frost Science Museum. Ambos são grandes e espaçosos e oferecem muitos eventos comunitários, incluindo yoga, exposições de fitness, festivais de música e áreas de preparação para maratonas e outros.
A diferença aqui é Margaret Pace Park de Edgewater é realmente um parque comunitário que está na porta de Edgewater. E morar na água gera uma vibração diferente e mais tranquila, enquanto as vistas do Margaret Pace Park e da Bay dos edifícios do condomínio Edgewater também são incomparáveis. Os parques do centro de Miami são frequentados por mais turistas e visitantes da área do que os parques de Edgewater e também exigem mais caminhada para chegar, a menos que você esteja morando na Biscayne Boulevard.
Arte e cultura
Downtown Miami também é conhecido como Downtown Arts District e abriga muitos locais culturais, como o Adrienne Arsht Center, a Ziff Opera House, o Perez Art Museum (PAMM) e o Frost Science Museum, a American Airlines Arena, o Bayfront Park e muitas outras alternativas espaços de arte e galerias. Nesse sentido, Downtown Miami supera a Edgewater por suas ofertas artísticas e culturais.
Mas Edgewater compensa isso na proximidade de outras importantes manifestações artísticas e culturais. A uma curta distância está a famosa arte de rua de Wynwood e as paredes de Wynwood, a caminhada mensal de arte, bem como as boutiques de grifes famosas no histórico Design District. A proximidade de Edgewater com as feiras de arte anuais de Wynwood também torna Edgewater uma ótima opção durante a Miami Art Week, e é fácil acesso a espaços de exibição renomados no Design District, como o Moore Building, The de la Cruz Collection e o Institute of Contemporary Arte (ICA) torna-o mais competitivo com Downtown Miami quando se trata de acesso cultural.
Comer e fazer compras
Como Downtown Miami é um bairro maior e mais movimentado do que Edgewater, e também atende uma clientela de almoços de negócios, naturalmente tem mais restaurantes, tornando-o muito apetitoso para os food lovers. O centro urbano de Miami está repleto de opções gastronômicas incríveis, começando com as muitas variedades de restaurantes localizados no Central Fare, o salão de alimentação localizado no MiamiCentral. Outros ótimos restaurantes no centro incluem o CVI.CHE 105, conhecido por sua comida nipo-peruana, bem como locais famosos como o Fratelli Milano, o Boss Cow Oyster Bar e o Esotico Miami, onde comida e bebidas havaianas são servidas com um toque tropical. Opções gastronômicas requintadas também são abundantes em Downtown, começando com o renomado Zuma, bem como Il Gabbiano para a soberba cozinha italiana, e para a autêntica cozinha espanhola, NIU Kitchen.
Edgewater definitivamente tem boa comida também – Mignonette conquistou o mundo por servir alguns dos melhores frutos do mar e ostras em uma joia arquitetônica da década de 1930; Amara at Paraiso é uma experiência gastronómica requintada e favorita à beira-mar; e a autêntica padaria e café italiana de Paolo Fontanot também é imperdível, sendo o único local dos EUA fora da Itália. Mas morar aqui significa que você tem acesso rápido a Wynwood e o Design District para mais opções de primeira, como o sempre popular Kush de Wynwood, onde os melhores hambúrgueres de Miami são servidos, o excêntrico Prohibition Restaurant e Speakeasy, a fusão aclamado do Kyu e o imbatível L’Atelier do chef 3 estrelas Michelin Joël Robuchon
Se fazer compras é o seu hobby, provavelmente não ficará super impressionado com nenhum dos bairros. Downtown provavelmente tem uma pequena vantagem, já que Brickell City Centre fica logo depois do rio Miami e, nas vizinhanças, você tem butiques mais modernas, uma joalheria, lojas de câmeras e eletrônicos, superlojas de desconto como Marshalls, TJ Maxx e Ross, e lojas de roupas e calçados a preços acessíveis. Para mantimentos, Whole Foods sua loja principal.
Comparativamente, Edgewater oferece fácil acesso a muitas lojas e boutiques exclusivas em Wynwood e no Design District, onde você pode comprar qualquer coisa, desde arte vestível e itens colecionáveis a utensílios de cozinha e banheiro de design, e Publix é o seu supermercado mais próximo, embora mais estejam planejados.
Custo de vida
Tanto Edgewater quanto Downtown Miami apresentam belas opções de condomínios em arranha-céus, com preços médios por pé quadrado em Edgewater em torno de U$ 425 e unidades residenciais listadas por um preço médio de U$ 538.715. No centro de Miami, a cotação média por pé quadrado é de cerca de U$ 380, e o preço médio de cotação de um condomínio é de U$ 619.725. Você também pode encontrar ótimos apartamentos para alugar em Edgewater e em Downtown Miami, incluindo Airbnb.
Arquitetura e estilos de habitação
O centro de Miami é uma das áreas mais antigas da cidade, então aqui você encontrará ainda edifícios pré-guerra típicos do centro de uma grande cidade, juntamente com algumas das mais belas arquiteturas de novos arranhas-céus e marcos históricos.
Edgewater é uma área desenvolvida mais recentemente, mas mantém algo do seu charme dos anos 40 e alguns prédios históricos. Muitas das opções de condomínio em ambas as áreas incluem áreas de lazer dos sonhos, como manobrista, piscinas, spas e academias de ginástica de ultima geração, bem como áreas comuns onde os residentes podem se socializar e, em muitos edifícios, eventos culturais são realizados para que você possa desfrutar de shows ao vivo no local sem a necessidade de sair de casa.O Paramount Miami Worldcenter, em Downtown é um complexo de edifícios que subiu ainda mais a barra em se tratando de áreas de lazer, oferecendo aos residentes um complexo esportivo que inclui pistas de corrida, campo de futebol, estúdio de boxe, várias piscinas e decks de yoga, bem como estúdios de gravação de música, centros de meditação, spas e salões de beleza.
Qual bairro é melhor?
Bom, a resposta a esta pergunta realmente depende de suas preferências e do tipo de estilo de vida que você está procurando. Se você está procurando uma experiência de vida mais tranquila, à beira-mar com menos tráfego, muito espaço verde e pouco turismo, onde você pode aproveitar o ar livre e o conforto de ver os rostos familiares de seus vizinhos todos os dias, acreditamos que Edgewater seria a opção certa.
Agora, se você ainda tem um lado mais wild e urbano e procurando sentir e estar onde os businesses estão, além de misturar-se com turistas de todo o mundo e ficar livre da responsabilidade de possuir um carro, ou está procurando uma segunda casa, Downtown Miami pode ser seu local ideal.