1 – Alta taxa de crescimento populacional.
Nos últimos anos, cerca de 1.000 novos residentes se mudaram de outros estados para Florida todos os dias, atraídos pelo sol, impostos baixos e uma cultura mais relaxada, disse Rich Doty, do Bureau de Pesquisa Econômica na Universidade da Flórida.
Somado a esse número uma taxa crescente de imigrantes provenientes de outros países, na sua grande maioria da América Latina, projetam um crescimento populacional que beira os 2% ao ano, o que representa cerca de 700.000 novos habitantes nos próximos 2 anos.
É o terceiro estado mais populoso do país, atrás da Califórnia e do Texas. Para fins de distribuição, o censo registrou 21.570.527, incluindo pessoas que vivem no exterior e que chamam a Flórida de lar.
Esse crescimento foi acelerado desde o começo da pandemia em cerca de 20%.
2 – A famosa qualidade de vida
Algo que ficou ainda mais evidente durante esse pandemia é que as pessoas estão procurando viver em um local onde a qualidade de vida é um “must” e não mais um artigo de luxo.
O clima agradável, com uma temperatura média de 28 °C no verão e de 16 °C no inverno, somado as centenas de quilômetros de praias, parques temáticos e toda a infra-estrutura das malhas rodoviária, aérea, náutica e agora com o trem de alta velocidade em operação entre Miami – Fort Lauderdale e Palm Beach e que deve conectar essas cidades com Orlando em menos de 3 horas já no ano que vem, a Florida faz jus ao ser o destino número 1 entre os americanos em se tratando de lazer e férias.
3 – Mercado de trabalho aquecido.
Além da qualidade de vida e impostos mais baixos se comparados a outros estados, outro fator preponderante para que esse número tão grande de pessoas continue se mudando para a Flórida é o seu aquecido mercado de trabalho.
O governo local tem apoiado e incentivado a criação de empregos e o crescimento de empresas em seu território.
Não é nenhuma surpresa que Miami seja considerada a melhor cidade para negócios na América Latina, mas sua localização geográfica e diversidade econômica também a torna a cidade número 1 para as startups e a sexta cidade nos US para pequenos negócios, de acordo com a Fundação Kauffman.
Aqui estão algumas das indústrias econômicas e empregadores âncora da Grande Miami:
Viagem, lazer e hospitalidade: constituem uma grande parte da economia da Grande Miami. Embora tenha sofrido tremendamente desde o início da pandemia, sinais claros de rápida recuperação estão no horizonte. Miami é a sede global de quatro empresas relacionadas a viagens e cruzeiros, incluindo Norwegian Cruise Lines; Interval Leisure Group, parte da Marriott Vacations Worldwide ; Carnival Corp. e Royal Caribbean Cruises.
Logística e distribuição: a localização de Miami a torna um centro ideal de distribuição e logística internacional. American Airlines, Air Transport Services Group, DHL e UPS têm suas sedes regionais aqui.
Medicina e saúde: Baptist Health South Florida é o maior empregador na área de Miami, com 12.000 funcionários. No entanto, vários outros hospitais e instalações médicas estão entre os 10 principais empregadores na área.
Serviços bancários e financeiros: Miami serve também como um centro financeiro mundial, permitindo que as empresas operem internacionalmente. Citigroup, Wells Fargo, Bank of America Merrill Lynch, JP Morgan Chase e inúmeros fundos de hedge e empresas de investimento têm escritórios ou sedes regionais na Grande Miami.
Para se ter uma ideia, o estado possui um PIB anual maior que U$ 1,1 trilhão com crescimento de mais de 50% nos últimos dez anos.
4 – Possibilidade de rendimentos em dólar com locação de imóveis.
Com o mercado imobiliário aquecido e a procura por locações seguindo as mesmas tendências, essa modalidade também se apresenta como uma ótima opção para investidores.
Os valores dos aluguéis aumentaram em média quase 4% no sul da Flórida no ano passado, o dobro do aumento no ano anterior. Podendo aumentar de 2,5% a 3,5% no próximo ano, de acordo com Ken H. Johnson, economista imobiliário da Florida Atlantic University.
Os incorporadores estão construindo novos apartamentos e condomínios o mais rápido possível para capitalizar a situação. Cerca de 8.500 foram construídos no sul da Flórida em 2019 e 2020.
Uma modalidade de investimento muito utilizada para se ter ganhos em dólar é o de financiar a compra de uma casa e colocá-la no mercado para aluguel; com os juros imobiliários extremamente baixos, é possível com o valor obtido na locação, cobrir os gastos do financiamento e ainda deixar um valor mensal na mão do investidor. Ou seja, um negócio que verdadeiramente se paga.
Temos diversos clientes estrangeiros e domésticos com experiências muito bem-sucedidas dentro dessa categoria de investidores, lembrando que no Sul da Flórida os aluguéis são em torno de 9% mais altos do que a média dos Estados Unidos
Outra modalidade crescente dentro dessa categoria é a de locação de casas e apartamentos por temporada ou short-rentals, utilizando-se plataformas como Airbnb.
Mercado imobiliário “on fire”
Nos últimos cinco anos houve uma valorização de quase 38% nos preços de imóveis, somente em 2020 esse aumento foi de 7,9% . Em nosso outro Blog colocamos as previsões do mercado imobiliário de acordo com especialistas, no qual os indicadores apontam para um crescimento sustentado e gradativo, levando-se em consideração os fatores acima.
Entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em assessorá-lo em todo o processo, procurando sempre apresentar as melhores opções de investimento e retornos “taylor-made”.